quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Militares nos Incêndios!




Para os ESQUECIDOS que estão sempre a dizer que os militares não fazem falta ao país e que não fazem nada aqui vai, pois eu sei bem o que é estar uma semana praticamente sem dormir e estar lado a lado com bombeiros a combater incêndios.
O texto foi escrito por um camarada....

"…À décadas que o Exercito participa na prevenção e combate a incêndios...

Nunca num mesmo incêndio morreram 25 bombeiros ...em Portugal, mas já morreram num único só 25 militares!!!

Mandar militares para um incêndio é como mandar o individuo que faz estores colocar as canalizações numa obra! Os incêndios não se combatem a tiro nem com técnica individual de combate, é preciso treino e esse no exercito apenas alguns militares de Engenharia o possuem.


Ninguém sabe que o exercito tem todos os anos um plano chamado LIRA, só para os incêndios.

E agora tomem bem atenção aos números.

Desde que foi activada, no passado dia 1 de Julho, a Fase Charlie da Directiva Operacional Combate a Incêndios Florestais (ANPC) o empenhamento / apoio das Forças Armadas foi o seguinte:

106 Pelotões (unidades envolvidas)
2.283 militares
222 viaturas

Números interessantes para quem não faz nada nem tem treino específico para tal, não?

Pois é, somos pau para toda a obra, porque no fim, primeiro cumprimos e depois queixamo-nos aqueles que o conseguirem fazer porque não esqueçamos que o meu contrato no final termina com
"O SACRIFICIO DA PRÓPRIA VIDA..."

Um muito obrigado a todos os profissionais, bombeiros, militares, civis, etc e a todos que ajudam da forma como podem.

1 comentário :

  1. No âmbito do apoio que o Exército tem prestado, à Autoridade Nacional de Proteção Civil, no combate aos fogos florestais (PLANO LIRA 2012) estão empenhados nas operações de consolidação, vigilância ativa e colaboração com as autoridades locais, às 09H00 de 26 de julho de 2012, na região de São Brás de Alportel e Tavira (Algarve), 05 pelotões (aproximadamente 114 militares) e 16 viaturas das quais 2 são máquinas de rastos para abertura de aceiros e apropriação de itinerários.O Exército até ao momento já empenhou nestas operações de combate aos incêndios florestais, 50 pelotões (aproximadamente 1.188 militares) e 154 viaturas

    ResponderEliminar