sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Colégio Militar


 

O Colégio Militar é uma Escola Pública, dependente do Ministério da Defesa Nacional e à responsabilidade do Exército, ministrando os cursos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, destinados a filhos de militares e civis, em regime de internato e externato, assegurando também a sua formação militar de base.

Em média, mais de 80% dos alunos que terminam o curso do Colégio Militar ingressam no Ensino Superior.

O Colégio Militar tem como desígnio facultar aos seus alunos uma sólida formação intelectual, ética, física e militar, tendo como referência a divisa «Um por Todos e Todos Por Um», que resume os conceitos dos valores colegiais impressos no Código de Honra do Aluno.

A instituição ministra os cursos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário, destinados a filhos de militares e civis, em regime de semi-internato, e assegura a sua formação militar de base. O Colégio Militar foi fundado em 1803, em Oeiras, com o nome de Colégio de Educação do Regimento de Artilharia da Corte, no quartel da Feitoria, pelo então coronel Teixeira Rebelo, comandante daquela unidade militar sediada nas proximidades da fortaleza de S. Julião.

Em 1814, o Colégio foi transferido para o edifício do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, na Luz, com a designação de Real Colégio Militar. Entretanto, e respondendo às várias reformas educativas e militares de dois séculos de História, funcionou ainda no Convento de Rilhafoles, novamente na Luz e, posteriormente, no Convento de Mafra. Finalmente, em 1873, o Colégio Militar instalou-se pela terceira vez no edifício da Luz, onde ainda hoje se conserva.

O Colégio Militar foi a escola inicial de várias individualidades nacionais, nas mais diversas áreas, desde logo na militar, mas também na política, ciências, artes e desporto, entre outras.

Fonte: Lusa / SOL

Sem comentários :

Enviar um comentário